myspace glitters


terça-feira, 28 de outubro de 2008

A minha alegre casinha....


Ainda hoje sonho com a aquela casa que foi a casa da minha vida... Quem lê o que escrevo, se calhar pensa que foi alguma casa enorme... Nada disso...Uma casa num rés -do-chão, num prédio com mais de 40 anos...Quartos minusculos, cozinha minuscula... "Nem sei como conseguem viver aí nessa casa"-repetiam as vizinhas.
No meu quarto, cabia um beliche, para a minha irmã e eu, e pouco mais. O quarto do meu irmão era uma antiga despensa, nem porta tinha, o meu pai tirou-a, para o quarto ter um pouco mais de espaço. Nem sabiamos o que era ter uma banheira... Na sala era onde tudo acontecia...que recordações tenho...tão boas...!!! Nós já éramos poucos e mesmo assim os nossos amigos eram sempre mais que muitos!Sempre a casa a abarrotar. Quantas e quantas vezes acampámos no quintal...desde almoçaradas, jantaradas...casamentos e baptizados...valia tudo...naquela casa tão pequenina... Aquele baloiço, que o meu pai fez...que fazia com que eu e os manos andássemos à chapada...que saudades!!! E a nossa árvore borracheira, que é feito dela? Saudades de ser miuda! Saudades daquela nossa casa! 15 anos a viver ali...quem diria? Quantas e quantas vezes sonho com a nossa casinha...Porque será? Quando lá estávamos desejávamos ter uma outra, com quartos para cada um... E a D.Fernanda coitada, Deus lhe tenha a alma em descanso...ralhava, e ralhava... "Podiam fazer menos barulho?" Também os vizinhos Jeóvas...que arrastavam movéis durante toda a noite...e eram mais misteriosos que eu sei lá!... A querida Srª. D. Víuva, que nunca se queixou do nosso barulho...tadinha era surda... Aquelas escadas do prédio se falassem...!!!Tantas eram as histórias... Aquela "Rua João de Deus"...nunca mais foi a mesma... Ainda há dias lá passei...Sempre que lá vou à terra faço questão de lá passar.Basta fechar os olhos e é como se fosse outra vez miuda, até o cheiro parece diferente, oiço as vozes de sempre a falarem, nós e os nossos amiguinhos, ora a jogar à bola, ora a saltar à corda...os namoricos...as festarolas...que saudades! Ainda me lembro da alegria que era aquela rua.As velhotas passavam horas à janela, a verem-nos brincar...
Hoje é uma rua quase deserta...a vizinhança já nem se conhece e todas aquelas que nos conheciam ou já não ali moram ou então já morreram... O nosso café "Escondidinho" está fechado... Até a Srª. D.Víuva o deixou de o ser... Quando volto à realidade, apesar de o prédio estar pintado de novo (feito histórico!), sinto um vazio tão grande...
Gostava que o tempo voltasse atrás, que congelasse por momentos para matar saudades.
Foi uma infância boa...podiamos andar na rua descansados...sem medos...sem tanta porcaria que há agora...e não se passaram tantos anos quanto isso! Passados 15 anos a sonhar com uma casa "como devia de ser", eis que a temos...5 assoalhadas, um quarto para cada um...mas agora só lá vive a mãe...os filhos casados, os pais separados...para que serve agora a casa tão grande?Que só faz eco de tão vazia? Toda aquela alegria... os momentos em familia, estão lá na nossa casinha...que nem nossa já é...ficam as recordações de onde fomos tão felizes...tempos esses que jamais voltarão...mas que sabe sempre tão bem recordar...porque já dizia o "outro", recordar é viver...!!!!
E é como a música diz...
"Que saudades que eu já tinha da minha alegre casinha tão modesta quanto eu..."

2 comentários:

Sandra Melo disse...

Oi Estrelinha,
viveste na Rua João de Deus????
Ou Travessa João de Deus, ou Avenida João de Deus?
Estas duas últimas conheço perfeitamente.
Falando das nossas primeiras casas, eu tb qd passo pela minha
1ª casa que comprei olho sempre para ela, dá-me sempre uma nostalgia...
Foi a casa mais pequenita que tive, mas era minha, comprada com muito esforço e com muito carinho.
Enfim....outros tempos que já voltam, mas que ficarão para sempre na nossa memória.
Um abraço

Unknown disse...

Eu ainda aguardo a compra da minha alegre casinha...
Está complicado... vamos ver se melhores tempos chegam!!!!

Kiss Kiss



myspace glitters